Iniciativa tem por objetivo esclarecer crianças e adolescentes sobre direito, justiça e cidadania, respondendo os questionamentos dos estudantes.
No dia de ontem, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Concórdia, Marcos De Martino, compareceu à Escola Básica Municipal João Theobaldo Magarinos, em Concórdia, a fim de conversar com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, sobre cidadania, direitos e deveres estabelecidos na Constituição Federal, bem como conscientizá-los sobre temas relacionados à Justiça, tirando quaisquer dúvidas sobre os assuntos.
Na oportunidade, De Martino respondeu a dúvidas variadas dos alunos, tais como: carreiras jurídicas, como é o concurso para promotores e juízes, como é a carreira de um Promotor de Justiça, diferença entre as funções de promotores, juízes e advogados, além de questionamentos sobre corrupção, o atual modelo educacional brasileiro e sua eficiência, como se prova um fato perante a justiça, prisões de adultos e apreensão de adolescentes, impunidade, maioridade penal, como funciona a investigação policial e o processo judicial, entre outras.
O Promotor compareceu às Escola a pedido da Diretora Terezinha Garbossa, de forma a aproximar os alunos ao Ministério Público.
"O objetivo da iniciativa é fazer com que os estudantes entendam o porquê da existência das leis, pois uma vez que as entendam e que cresça dentro deles o conceito de Justiça, passarão a respeitar seus deveres de forma espontânea e natural, independente de cobranças externas", concluiu o Promotor de Justiça Marcos De Martino.
Entenda os trabalhos do Ministério Público:
Entenda os trabalhos do Ministério Público:
Entre o ano de 2016 e no início de 2017, o Ministério Público realizou um primeiro ciclo de palestras com os Conselheiros Tutelares e Professores das cidades de Concórdia, Alto Bela Vista, Irani, Peritiba e de Presidente Castello Branco. Em 2017 e no início de 2018, houve um segundo ciclo de palestras, desta vez com os pais de alunos de todas a cidades pertencentes à Comarca de Concórdia.
Durante este terceiro ciclo, o Ministério Público comparecerá em sala de aula a fim de sanar eventuais dúvidas que os alunos possuam sobre noções de direito, justiça e cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário