quarta-feira, 20 de setembro de 2017

"Carinho e limites é o que uma criança precisa"

Afirmação é do promotor da Infância e Juventude da Comarca de Concórdia, Marcos De Martino, que palestrou para pais e professores na noite de terça-feira, 19, na primeira reunião do projeto Encontro de Pais

"Os tempos" mudaram, mas algumas regras ainda valem ou pelos menos deveriam valer em se tratando da educação de crianças e jovens. "Na minha época, os pais mandavam e os filhos obedeciam", afirma o promotor da Infância e Juventude da Comarca do Fórum de Concórdia, Marcos De Martino, que falou com pais e professores na noite de terça-feira, 19 de setembro, no auditório do Centro de Eventos, na palestra inaugural do Encontro de Pais, projeto trabalhado pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Gerência Regional de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional de Concórdia - ADR.

O promotor foi aplaudido de pé ao final de sua palestra, que teve como tema "Ministério Público, Família e Escola empelo Pleno Desenvolvimento de Nossas Crianças e Adolescentes". De forma simples e direta, deu importantes dicas para que as crianças não se tornem um problema na adolescência ou quando adultos e precisem sofrer punições. Falou que o carinho é muito importante, mas é preciso também haver limites, pois uma criança que recebe somente carinho, se torna "mimada" e por isso, este equilíbrio é fundamental.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas e área internaDestacou também que não pode haver a inversão de valores, quando os filhos mandam e os pais precisam obedecer. Que não é crime cobrar do filho que arrume sua cama, limpe o que sujou, arrume a bagunça que fez, ajude a lavar a louça, dentre outras tarefas, ou até mesmo que tome banho diariamente. Marcos ressaltou que as crianças devem ser premiadas somente quando fazem coisas boas e não para parar de fazer as ruins. Outra dica fundamental é que não se deve terceirizar a educação dos filhos às escolas. "Das 24 horas diárias, as crianças passam apenas quatro na escola e os pais querem pega-las ao final deste período, prontas. Educação se ensina em casa", destacou o promotor.

O projeto

Para este primeiro Encontro de Pais foram convidadas 10 diferentes escolas do município, da rede municipal e estadual. O projeto será de extrema relevância para a educação de crianças e jovens. Pois, a melhor forma de garantir um futuro mais justo para todos é ter formação de qualidade, e isso, passa pela preparação dos pais na educação de seus filhos, e pelo estreitamento dos laços entre escola, família, numa parceria produtiva e vindoura. O projeto nasceu de uma solicitação do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes e do próprio Ministério Público, com iniciativa do setor responsável pelo Programa APOIA de Combate à Evasão Escolar, da Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário