terça-feira, 12 de dezembro de 2017

PROJETO DESTAQUE DA TURMA PREMIARÁ ALUNOS DOS TERCEIROS ANOS DE CONCÓRDIA

No dia 14 de dezembro, o Projeto Destaque da Turma, ação conjunta do Ministério Público (MPSC), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e da Gerência Regional de Educação (GERED) premiará  34 alunos com as melhores notas de cada uma das 33 turmas de terceiro ano de Concórdia.

No início do ano de 2017, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Concórdia, Marcos De Martino, propôs ao CMDCA, ao FIA e à GERED, a criação de um projeto que viesse a valorizar e a premiar o mérito estudantil na cidade de Concórdia.

A ideia já havia sido implementada pelo Promotor de Justiça nos anos de 2014 e 2015 na Comarca de Anita Garibaldi, onde foram premiados quatro alunos com as melhores notas entre cada uma das quatro turmas de terceiro ano da cidade.

A iniciativa do Ministério Público foi apoiada pelo CMDCA, pelo FIA e pela GERED, que aprovaram a criação do Projeto Destaque da Turma, juntamente com os diretores das 12 escolas participantes, em agosto deste ano. Na oportunidade, o grupo entendeu que a premiação do mérito estudantil estimularia e incentivaria a educação em Concórdia.

Em 2017, o Projeto Destaque da Turma premiará o aluno do terceiro ano do ensino médio que possuir as melhores notas ao final do ano, dentre os estudantes da sua turma, com o valor de R$1.000,00. Em caso de empate, será premiado o candidato que possuir o menor número de faltas, persistindo o empate, o prêmio será dividido. Concorrerão ao prêmio os alunos dos 33 terceiros anos da cidade, além disso, também será premiado um estudante portador de necessidades especiais.

O prêmio dos 33 alunos será bancado pelo FIA (utilizando-se de verba oriunda das doações do imposto de renda e multas decorrentes de ações judiciais). O prêmio do aluno portador de necessidades especiais será custeado pelo Promotor de Justiça.

Em agosto deste ano, Josiane Wierzynski Piovezan (Presidente do CMDCA), Vanessa Ávila (Conselheira do CMDCA), Denise Justi Lopes (Gestora do FIA), Gislaine Winter (Gerente Regional de Educação) e Marcos De Martino (Promotor de Justiça), visitaram pessoalmente todas as 33 turmas de terceiros anos participantes, a fim de apresentar o Projeto aos alunos, frisando que mais importante do que o prêmio financeiro é o reconhecimento pelo esforço e pelos ensinamentos adquirido durante o último ano do ensino médio.

Denise Justi Lopes, do FIA, apontou que o Projeto tem o objetivo de reduzir a evasão escolar, pois atua como uma forma de incentivo aos alunos. Para a Conselheira do CMDCA, Vanessa Ávila, "ao apoiar o projeto Destaque da Turma, o qual tem por objetivo estimular os estudantes na busca por melhores resultados acadêmicos, maior comprometimento e dedicação com sua aprendizagem, o CMDCA está apoiando toda uma geração de crianças e jovens carentes de bons exemplos a serem seguidos, além de cumprir com seu papel, que consiste em apoiar a sociedade e instituições a cuidar do projeto de vida de suas crianças e adolescentes, estimular o protagonismo juvenil, promovendo a ideia de que todos são capazes de se desenvolver plenamente por meio da educação, como cidadãos e como futuros profissionais.

A visão de Josiane Wierzynski Piovezan, Presidente do CMDCA, segue a mesma linha: "o projeto Destaque da Turma trata-se de um evento que tem conotação especial para o CMDCA, pois trata-se de uma ação voltada para a Educação. Acredito que a Educação é o único direito que, quando garantido adequadamente,capacita as pessoas a transformar o mundo. Quando incentivamos algo nesta área não estamos  ajudando apenas um adolescente a superar suas vulnerabilidades e dificuldades, estamos empoderando-o para que ele possa iniciar, através do conhecimento, um ciclo de proteção a outras crianças e adolescentes.

Gislaine Winter, da VI GERED, sentiu-se "grata em estar participando deste valioso projeto. Valorizar, incentivar os bons alunos através de ações desta natureza, faz com que mais educandos sintam-se motivados a serem alunos com excelentes resultados, vindos de dedicação e empenho. Investe-se muito em todos os aspectos que gerados por diversas situações: indisciplina, evasão escolar, baixo rendimento....E por vezes, os bons resultados não são valorizados quanto merecem. Importante que todos se envolvam para que o Projeto tenha continuidade. Lógico, que por ser o primeiro, faz-se necessário alguns ajustes técnicos. Mas, a essência está garantida."

Todas as escolas de Concórdia com turmas de terceiros anos (públicas e particulares) estão participando do Projeto de Destaque da Turma:

EEB Dogelo Goss - 1 turma
EEB Walter Fontana - 2 turmas
EEB Domingos Magarinos - 1 turma
EEB Prof. Manuseto Boff - 2 turmas
EEB Prof. Olavo Cecco Rigon - 10 turmas
EEB São João Batista de La Salle - 1 turma
EEB Vidal Ramos Júnior – 5 turmas
IFC - Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia - 6 turmas
SENAI - 2 turmas
Cooperativa de Trabalho Magna - 1 turma
Pitágoras - 1 turma

O Promotor de Justiça Marcos De Martino agradeceu a participação e a confiança dos envolvidos em relação à ideia trazida pelo Ministério Público: "percebi que o esforço coletivo do CMDCA, do FIA, da GERED e do MPSC valeu a pena quando os alunos me relataram que estavam estudando mais e pedindo aulas extras com o objetivo de irem melhor nas aulas e que, caso ganhassem o prêmio, o utilizariam para ajudar suas famílias e para auxiliar na mensalidade do curso universitário. Espero que com o sucesso deste ano, em 2018, quem sabe, o Prêmio possa ser ampliado para os primeiros, segundos e terceiros lugares".


A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 14 de dezembro, quinta-feira, às 20 horas, no Centro de Eventos e contará com a presença dos alunos premiados e seus pais, bem como os professores homenageados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário