sexta-feira, 8 de junho de 2018

Promotor de Justiça tira dúvidas de alunos da Escola Mansueto Boff

Após trabalhos com a Rede de Proteção e com pais de alunos, a iniciativa abre um terceiro ciclo de atividades da Promotoria da Infância de Concórdia


No dia 5 de junho, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Concórdia, Marcos De Martino, compareceu à Escola Mansueto Boff a fim de conversar com os alunos da 2ª série do Ensino Médio sobre cidadania, direitos e deveres estabelecidos na Constituição Federal, bem como para tirar quaisquer dúvidas dos alunos sobre temas relacionados à Justiça.

Durante a conversa, o Promotor de Justiça abordou questões históricas envolvendo os motivos pelos quais existem a Constituição e as Leis e porque elas devem ser respeitadas. Além disso, esclareceu que crianças e adolescentes possuem direitos, mas que também possuem muitos deveres, pois cada direito traz consigo a necessidade de respeitar esse mesmo direito do próximo. "Se vocês têm o direito de não serem agredidos, vocês têm o dever de não agredir", exemplificou.

Na oportunidade, De Martino respondeu a várias dúvidas dos alunos, tais como: a partir de que idade um adolescente pode trabalhar; quais as consequências para um adolescente que é apreendido com drogas; o que acontece com um marido que bate na esposa; o que fazer caso o vizinho esteja com o som alto, perturbando a vizinhança; o que acontece quando o Conselho Tutelar abriga uma criança por maus tratos; como é decidida a guarda dos filhos após a separação dos pais; o que é estupro de vulnerável, dentre outras.

O Ministério Público compareceu à Escola a pedido das Professoras Marcia Isabel de Abreu Kuhn, de Língua Portuguesa e Literatura e Mirian Tavares Rimoldi, de História, com o objetivo de propiciar aos estudantes uma integração entre aquilo que é aprendido em sala de aula e o que é aplicado na prática do sistema judicial.

"O objetivo da iniciativa é fazer com que os estudantes entendam o porquê da existência das leis, pois uma vez que as entendam e que cresça dentro deles o conceito de Justiça, passarão a respeitar seus deveres de forma espontânea e natural, independente de cobranças externas", concluiu o Promotor de Justiça Marcos De Martino.

Entenda os trabalhos do Ministério Público:

Entre o ano de 2016 e no início de 2017, o Ministério Público realizou um primeiro ciclo de palestras com os Conselheiros Tutelares e Professores das cidades de Concórdia, Alto Bela Vista, Irani, Peritiba e de Presidente Castello Branco. Em 2017 e no início de 2018, houve um segundo ciclo de palestras, desta vez com os pais de alunos de todas a cidades pertencentes à Comarca de Concórdia.

A partir de agora, neste terceiro ciclo, o Ministério Público comparecerá em sala de aula a fim de sanar eventuais dúvidas que os alunos possuam sobre noções de direito,  justiça e cidadania.

As Escolas interessadas em agendar a atividade poderão entrar com contato com a 3ª Promotoria de Justiça, pelo email concordia03PJ@mpsc.mp.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário