segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

PROJETO DESTAQUE DA TURMA PREMIARÁ ALUNOS DOS TERCEIROS ANOS DE CONCÓRDIA

No dia 20 de dezembro, a segunda edição do Projeto Destaque da Turma, ação conjunta do Ministério Público (MPSC), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) e da Gerência Regional de Educação (GERED) premiará 28 alunos com as melhores notas de cada uma das 27 turmas de terceiro ano de Concórdia.

A ideia já havia sido implementada pelo Promotor de Justiça Marcos De Martino nos anos de 2014 e 2015 na Comarca de Anita Garibaldi, onde foram premiados quatro alunos com as melhores notas entre cada uma das quatro turmas de terceiro ano da cidade. Em 2017, a iniciativa do MPSC foi introduzida em Concórdia com a premiação de 34 alunos da cidade.

Agora, em 2018, na segunda edição, o Projeto Destaque da Turma premiará novamente o aluno do terceiro ano do ensino médio que possuir as melhores notas ao final do ano, dentre os estudantes da sua turma, com o valor de R$1.000,00. Em caso de empate, será premiado o candidato que possuir o menor número de faltas, persistindo o empate, o prêmio será dividido. Concorrerão ao prêmio os alunos dos 27 terceiros anos da cidade, além disso, também será premiado um estudante com deficiência.

O prêmio dos 27 alunos será bancado pelo FIA (utilizando-se de verba oriunda das doações do imposto de renda e multas decorrentes de ações judiciais).

Em março e abril deste ano, Josiane Wierzynski Piovezan (então Presidente do CMDCA), Vanessa Ávila (Conselheira do CMDCA), Denise Justi Lopes (Gestora do FIA), Gislaine Winter (então Gerente Regional de Educação) e Marcos De Martino (Promotor de Justiça), visitaram pessoalmente todas as 27 turmas de terceiros anos participantes, a fim de explicar as regras do Projeto aos alunos, frisando que mais importante do que o prêmio financeiro é o reconhecimento pelo esforço e pelos ensinamentos adquiridos durante o último ano do ensino médio.

Denise Justi Lopes, do FIA, apontou que o Projeto tem o objetivo de reduzir a evasão escolar, pois atua como uma forma de incentivo aos alunos.

Para a Conselheira do CMDCA, Vanessa Ávila, “nesta segunda edição do Destaque da Turma, após comprovar a ótima repercussão entre os premiados da edição anterior, o CMDCA apoia o Projeto com o objetivo de incentivar os adolescentes e jovens a continuarem seus estudos com excelência e com foco no desenvolvimento do protagonismo juvenil, visando a formação de jovens mais autonômos e comprometidos socialmente. Cada aluno receberá como incentivo um prêmio de R$1.000,00, valor que será custeado pelo FIA, gerenciado pelo CMDCA. O FIA recebe doações do imposto de renda de pessoas físicas e jurídicas, os quais são aplicados em projetos sociais, educacionais, culturais e esportivos, voltados para a melhoria do atendimento de crianças e adolescentes do município de Concórdia”.

Margarete Müller, atual Presidente do CMDCA, trouxe uma novidade: “a nossa confiança no sucesso foi tão grande que, neste ano, os Conselheiros aprovaram que em 2019, o Projeto Destaque da Turma será ampliado para premiar os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada turma”.

A representante da GERED Vera Lúcia Gonçalves Carvalho evidenciou a importância do Projeto Destaque da Turma na vida dos alunos: “pois as escolas divulgam durante o ano e no final destacam o mérito daquele que se esforçou, se dedicou e conseguiu; assim mostrando e dando o exemplo de que nenhum esforço é em vão”.

Todas as escolas de Concórdia com turmas de terceiros anos (públicas e particulares) estão participando do Projeto de Destaque da Turma:

EEB Dogelo Goss - 1 turma
EEB Domingos Magarinos - 1 turma
EEB Prof. Manuseto Boff - 2 turmas
EEB Prof. Olavo Cecco Rigon - 7 turmas
EEB São João Batista de La Salle - 2 turmas
EEB Vidal Ramos Júnior – 3 turmas
EEB Walter Fontana - 2 turmas
IFC - Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia - 6 turmas
SENAI - 2 turmas
Pitágoras - 1 turma

Os relatos dos alunos vencedores das edições anteriores deixaram claro a alegria de serem reconhecidos: “a questão não era tanto a financeira, que ajudou muito, mas de ser valorizada, perante a sociedade, em frente aos alunos que sempre me chamavam de nerd. Foi um sonho”. Uma segunda aluna ressaltou: “minha família falou que foi sorte, mas eu sei o quanto eu merecia estar lá aquela noite sendo homenageada.

O Promotor de Justiça Marcos De Martino agradeceu a participação e a confiança dos envolvidos em relação à ideia trazida pelo Ministério Público: “percebi que o esforço coletivo do CMDCA, do FIA, da GERED e do MPSC valeu a pena quando testemunhei a expressão de felicidade e orgulho estampada nos rostos dos pais ao verem seus filhos serem premiados na cerimônia do ano passado”.

A premiação ocorrerá no dia 20 de dezembro, quinta-feira, às 19 horas, no Centro de Eventos e contará com a presença dos alunos premiados e seus pais, bem como dos professores homenageados.

Destaques da Turma de 2017

Veja o vídeo da premiação do ano passado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário