Iniciativa tem por objetivo esclarecer crianças e adolescentes sobre direito, justiça e cidadania, respondendo os questionamentos dos estudantes.
Nos dias 7 e 13 deste mês, o Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Concórdia, Marcos De Martino, compareceu recepectivamente à Escola Municipal Natureza e ao Colégio CEM, em Concórdia, a fim de conversar com os alunos do 8º ano do ensino fundamental, na Escola Natureza e do 3º ano do ensino médio, no CEM, sobre cidadania, direitos e deveres estabelecidos na Constituição Federal, bem como conscientizá-los sobre temas relacionados à Justiça, tirando quaisquer dúvidas sobre os assuntos.
Na oportunidade, De Martino respondeu a dúvidas variadas dos alunos, tais como: carreiras jurídicas, como é o concurso para Promotores e Juízes, como é a rotina de um Promotor de Justiça, pena de morte, porte de arma, casos práticos de legítima defesa e legítima defesa de terceiros, prisões, abrigamentos de crianças pelo Conselho Tutelar, estupro de menores de 14 anos e suas consequências, o que acontece com um adolescente que comete um ato infracional, diferença entre os julgamentos retratados em filmes e os da realidade, medidas protetivas da Lei Maria da Penha, interpretação de leis, como funciona a investigação policial e o processo judicial, entre outras.
O Promotor compareceu às Escola a pedido das Diretoras Ivanir Terezinha Dalmolin Dahmer (Escola Natureza) e Elizeth Alves Pelegrini (Colégio CEM), de forma a aproximar os alunos ao Ministério Público.
"O objetivo da iniciativa é fazer com que os estudantes entendam o porquê da existência das leis, pois uma vez que as entendam e que cresça dentro deles o conceito de Justiça, passarão a respeitar seus deveres de forma espontânea e natural, independente de cobranças externas", concluiu o Promotor de Justiça Marcos De Martino.
Entenda os trabalhos do Ministério Público:
Entre o ano de 2016 e no início de 2017, o Ministério Público realizou um primeiro ciclo de palestras com os Conselheiros Tutelares e Professores das cidades de Concórdia, Alto Bela Vista, Irani, Peritiba e de Presidente Castello Branco. Em 2017 e no início de 2018, houve um segundo ciclo de palestras, desta vez com os pais de alunos de todas a cidades pertencentes à Comarca de Concórdia.
Durante este terceiro ciclo, o Ministério Público comparecerá em sala de aula a fim de sanar eventuais dúvidas que os alunos possuam sobre noções de direito, justiça e cidadania.
As Escolas interessadas em agendar a atividade poderão entrar em contato com a 3ª Promotoria de Justiça, pelo email concordia03pj@mpsc.mp.br .
Nenhum comentário:
Postar um comentário