sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Tráfico e a Sociedade

Somente no ano de 2011, até o presente momento, cerca de 20 pessoas foram denunciadas pela 1ª Promotoria de Justiça de Concórdia por envolvimento em crimes afetos à Lei de Drogas, notadamente tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico, sem contar os Termos Circunstanciados instaurados contra usuários.
A quantidade de pessoas que ingressam nessa atividade criminosa encontra justificativa em nossa comarca por dois motivos muito relevantes: 1) o número surpreendente de usuários na comarca de Concórdia, e; 2) o poder aquisitivo destes usuários. Não há dúvidas que o uso de drogas atinge todas as classes sociais, mas certamente as classes média e alta são as grandes responsáveis pelo financiamento do tráfico de drogas não apenas em Concórdia, mas em todo Brasil.
Devido às alterações trazidas pela Lei 11.343/06 – Lei de Drogas, que tornou praticamente inócua a punição do usuário, não apenas o receio de ser surpreendido na posse de entorpecente diminuiu consideravelmente, como muitos traficantes se utilizam desse subterfúgio legislativo para se livrarem das acusações de tráfico, já que o fracionamento da droga faz com que muitas apreensões sejam de pequena quantidade, o que gera dúvidas no momento da avaliação do crime, demandando uma investigação cada vez mais qualitativa.
Além do problema afeto à saúde pública, a violência gerada pelo tráfico é evidente. Homicídios motivados pelo tráfico de drogas deixaram de ser uma “prerrogativa” de grandes centros, passando a ser realidade também na comarca de Concórdia. Crimes patrimoniais praticados por usuários também tiveram um crescimento significativo nos últimos anos.
O apoio da sociedade no combate ao tráfico de drogas tem sido fundamental, mas infelizmente o medo gerado nos cidadãos de bem, inibe a obtenção de provas, notadamente testemunhal, acerca dessa espécie de crime.
A boa notícia é que os órgãos de investigação e repressão desta comarca estão cada vez mais motivados ao combate do tráfico e da associação para o tráfico, razão pela qual contamos com a ajuda de todos.
Por fim, aos usuários de drogas, saibam o seguinte:
- ao comprar a droga, você não enxerga a violência gerada pelo tráfico, a não ser nos noticiários, mas saiba que ela está próxima de você e um dia ela pode bater na sua porta ou na porta de seus familiares;
- não tenha dúvidas que os seus R$ 10 ajudam a financiar essa violência, por mais que você duvide disso;
- você cobra justiça das autoridades, então busque auxiliar as autoridades a fazer justiça através de suas condutas;
- saiba que existe tratamento para o vício das drogas, mas a eficiência do tratamento depende exclusivamente de você;
Os Promotores de Justiça dessa Comarca desejam a todos um ótimo final de ano e, principalmente, LIVRE DE DROGAS!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário