sexta-feira, 10 de setembro de 2010

MPSC lança novo projeto para ampliar o contato com a sociedade

O Ministério Público de Santa  Catarina (MPSC) lançou, terça-feira (31/8), o projeto "MP vai às ruas - Um encontro para o Ministério Público ouvir a sua comunidade", que contempla a realização de audiências públicas com a população em várias regiões do Estado. A Instituição quer saber se está atendendo a comunidade da forma como ela precisa, quais seus principais problemas e se o cidadão sabe como procurar a ajuda de um Promotor de Justiça.

O "MP vai às ruas" é um novo projeto da Instituição para se aproximar ainda mais da sociedade e conhecer melhor suas dificuldades e as demandas comunitárias que impactam na atuação das Promotorias de Justiça, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. "Este projeto tem o jeito do Ministério Público e é uma resposta aos anseios da sociedade de mostrar a sua realidade ao seu defensor, que é o Ministério Público, diretamente e próximo de onde ocorrem as coisas", destaca o Procurador-Geral de Justiça, Gercino Gerson Gomes Neto.

Nos encontros, representantes do Ministério Público vão conversar com os participantes, que receberão também instruções sobre o funcionamento das Promotorias e suas atividades. As pessoas também poderão relatar suas dificuldades, fazer sugestões, críticas e encaminhar denúncias sobre os problemas de sua comunidade que esperam ser solucionados. As denúncias poderão ser feitas diretamente pelos presentes aos Promotores de Justiça ou - nos casos do cidadão não sentir-se à vontade para falar em público ou se expor por receio de alguma represália - por meio de um formulário que poderá ser depositado em uma urna, para garantir o sigilo. Um folder será distribuído ao público contendo exemplos de problemas que o Ministério Público busca solucionar e indicando ao cidadão qual Promotoria atua nas questões ilustradas, para facilitar seu contato com a Instituição.
(FONTE: sítio do MPSC)

O projeto foi recém iniciado, e na última semana teve sua primeira audiência pública na Comarca de Araranguá, com a presença de mais de 200 pessoas (veja matéria clicando aqui). A iniciativa irá, agora, percorrer o Estado de Santa Catarina, com calendário a ser divulgado oportunamente. Mais detalhes sobre a campanha podem ser obtidos neste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário